Print

Tartes Limão e Bolacha

Ingredientes:

Para a crosta:
Manteiga - 115g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
Açúcar granulado - 100g
Ovo - 1
Farinha de trigo - 190g
Fermento em pó - ¼ colher de chá
Sal

Para o recheio de limão:
Ovos - 2 inteiros + 3 gemas
Natas - 60 ml 
Limão - sumo de 1 limão grande
Açúcar granulado -  ¼ xícara  

Para o topo:
Açúcar em pó - 4 colheres de sopa
Nata - 120 ml

Preparação:
1. Começamos por fazer a crosta de biscoito. Batemos a manteiga e o açúcar granulado até formar um creme leve e fofo, cerca de 3 minutos no nível mais alto da batedeira. Adicionamos o ovo e continuamos a bater até ficar totalmente incorporado.

2. Depois adicionamos, de uma só vez, a farinha, o fermento em pó, o sal e batemos tudo mas só até a farinha desaparecer (não podemos misturar muito, cerca de 20 ou 30 segundos).

3. Enrolamos a massa num papel vegetal e vais ao frigorífico 30 minutos. Enrole a massa em papel manteiga e leve à geladeira por 30 minutos.

4. Pré-aquecemos o forno a 180 graus e untamos com manteiga as formas dos queques

5. Entretanto, fazemos o recheio de limão e começamos por bater os ovos, as gemas, as natas, o sumo de limão e o açúcar granulado até ficar homogéneo.

6. Vamos ao frigorífico e removemos a massa, dividimos em 4 partes iguais e dessas partes dividimos em 6 para fazer 6 bolas iguais. Usando os polegares vamos tentar dar forma a estas bolas dentro das formas dos queques (como está na figura). A crosta tem de ser distribuída uniformemente nos lados e no fundo


7. Em seguida, vamos junto o recheio de limão para o centro de copo, mas sem encher até cima! J

8. Levamos ao forno até que a parte exterior ganhe uma cor dourada, cerca de 10 a 12 minutos. Deixamos esfriar completamente a temperatura ambiente e depois levamos ao frigorífico até à hora de servir

9. Antes de servir, precisamos de espalhar, sobre o topo dar tortinhas, 2 colheres de açúcar em pó. Para o creme, batemos as natas com as restantes 2 colheres de açúcar. Usamos um saco pasteleiro ou até uma colher para fazer o topo das tortas.